DONS ESPIRITUAIS
AULA 04
Dom espiritual de
profecia
Significado da palavra profecia:
pro.fe.ci.a
sf (lat prophetia) 1 Ação, função ou
faculdade de um profeta. 2 Expressão ou revelação oral ou escrita de um
profeta: As profecias de Jeremias. 3 Anunciação e interpretação da vontade e
dos propósitos divinos. 4 Ensinamento ou exortação moral inspirada pela
divindade. 5 Predição por inspiração divina. 6 Qualquer predição de
acontecimento futuro; oráculo, vaticínio. 7 Presságio, conjetura.
Dicionário de
Português Online Michaelis. Disponível em http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=profecia.
Acessado em 21 de fevereiro de 2015.
Função dos profetas:
“Era dever dos
profetas revelar a vontade de Deus ao povo. Isso podia ser feito na forma de
instrução, admoestação e exortação, promessas gloriosas ou censurar severas.
Eles eram os monitores ministeriais do povo, os intérpretes da lei,
especialmente nos seus aspectos morais e espirituais. Era seu dever protestar
contra o mero formalismo, acentuar o dever moral, fazer ver a necessidade do
serviço espiritual e promover os interesses da verdade e da justiça. Se o povo
se afastava das veredas do dever, eles tinham que chamá-lo de volta à lei e ao
testemunho, e anunciar o iminente terror do Senhor sobre os ímpios. Mas a sua
obra também estava intimamente relacionada com as promessas da graça de Deus
para o futuro. Era seu privilégio descrever as coisas gloriosas que Deus tinha
em depósito para o seu povo (...).”
Louis Berkhof,
Teologia Sistemática; traduzido por Odayr Olivetti. 4ª edição. Revisada. São
Paulo: Cultura Cristã. 2012. p. 329
Os profetas do Antigo Testamento proclamavam
ao povo as mensagens de Deus. Eles instruíram, admoestaram, exortaram e transmitiram
as promessas e ameaças de Deus. Repreenderam o povo e protestaram contra sua
religiosidade fria e ritualística. Destacaram os males sociais causados pela
ganância e indiferença do povo de Israel à vontade de Deus.
Em resumo, os profetas denunciaram o pecado e
incentivaram o povo ao arrependimento e à obediência.
Não mandei esses
profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo,
profetizaram. Mas, se tivessem estado no meu conselho, então, teriam feito
ouvir as minhas palavras ao meu povo e o teriam feito voltar do seu mau caminho
e da maldade de suas ações. Jr 23.21-22
O dom de profecia não se confunde com a
manifestação ocasional de profecia mencionada em I Co 12.10. A teologia
reformada defende que o ofício de profeta encerrou-se em Jesus Cristo.
“I. Ainda que a
luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a
bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis,
contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua
vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos
tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua
vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais
seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e
malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto
torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de
revelar Deus a sua vontade ao seu povo.”
Confissão de Fé
de Westminster, 1.1 (grifo nosso)
Atualmente não existem profetas no sentido
empregado no Antigo Testamento, mas sim cristãos que receberam de Deus o dom de
profecia, cujas características veremos a seguir.
DOM ESPIRITUAL DE
PROFECIA
Base bíblica: Rm 12.6
tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se
profecia, seja segundo a proporção da fé;
Definição:
O possuidor deste
dom espiritual é motivado por Deus para ser seu porta-voz a fim de suprir
necessidades espirituais de indivíduos ou grupos, dentro ou fora da Igreja,
tendo como alvo a injustiça praticada contra Deus, o próximo ou contra si
próprio. Toma a iniciativa de confrontar indivíduos ou grupos com a verdade de
Deus no contexto da situação, e tende a fazer isso diretamente e com dureza.
Palavras-chave:
- suprir
necessidades espirituais de indivíduos ou grupos
- confrontar
pessoas dentro ou fora da Igreja
- alvo: a
injustiça praticada contra Deus, o próximo ou contra si próprio
- tende a
confrontar as pessoas diretamente e com dureza
Características:
- Sua opinião tem
base nas Escrituras, que ele quer compreender profundamente e aceitar
pessoalmente. Entende que é um mensageiro autorizado por Deus, por isso é
motivado a comunicar tais verdades com poder, clareza e convicção, verbalmente
ou por escrito.
O profeta que tem sonho
conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha
palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? – diz o SENHOR. Jr 23.28
- Tem uma maneira incisiva, franca e
persuasiva de se expressar, especialmente quando fala para grupos. Encara
frente a frente pessoas e problemas.
- Preocupa-se com
os planos e a vontade de Deus e com seu Nome. A Palavra de Deus é a bússola
inerrante capaz de regular a conduta.
- Interpreta as
Escrituras e aplica princípios bíblicos ao contexto de seus ouvintes e à luz de
eventos atuais, com o propósito de persuadir seus ouvintes a tomar certas
atitudes e decisões com o objetivo de correção ou edificação.
- Identifica,
define e repudia o mal e se entristece com ele. Tem um sendo profundo do certo
e do errado, sendo intolerante para com a verdade parcial, por ver tudo em
“preto e branco”. “Aponta o dedo”, procurando motivar mudanças de
comportamento.
- Auxilia as pessoas a identificar as raízes
de problemas espirituais, usando a Palavra de Deus.
- Repreende para
convencer do erro, usando as Escrituras como bússola para corrigir a direção
daquele que se desviou. Repreender é mostrar o erro ao culpado, de tal forma
que ele se convença e assuma seu pecado, a tempo de evitar que pague por ele de
forma drástica. Não significa praguejar ou condenar. Quer promover e incentivar
quebrantamento em outros, com evidência concreta dessa convicção interior.
Palavra importante: REPREENDER
- mostrar o erro
- objetivos:
convencer o culpado
evitar o aprofundamento da
pessoa no pecado
promover quebrantamento
- é convicto da necessidade de guiar-se pela
Palavra de Deus
- Identifica-se
com o pecador, cujo erro detecta e corrige com convicção, desejando o bem dele.
Deseja ver mudança rápida nas atitudes e comportamento da pessoa e o incentiva
nesse sentido. Preocupa-se amorosamente com a recuperação do pecador,
demonstrando compaixão ao arrependido e protegendo-o daqueles que o querem
punir sem piedade.
- Defende o
inocente que foi difamado, não importando-se com a oposição decorrente disso.
Fortalece a fé, encoraja e conforta os cristãos. Frequentemente, desenvolve um
ministério de aconselhamento informal ou profissional.
Judas e Silas, que eram
também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e também os
fortaleceram. At 15.32
- Demonstra uma
capacidade ímpar de discernir o verdadeiro nível espiritual de outros.
Exemplos: reconhece no seu íntimo a operação do Espírito Santo na vida de uma
pessoa; tem forte convicção de que uma pessoa é, de fato, nascida de novo, ou é
uma hipócrita. Discerne o caráter, a integridade e os motivos dos outros. At
5.1-11 (Ananias e Safira), 8.13-23 (Simão, o mágico).
- Tem facilidade
para analisar o raciocínio das pessoas.
- Deseja
reconhecer seus próprios erros, aceitando que sejam apontados por outros.
- É humilde, com
disposição sincera para quebrantamento pessoal. Procura viver o que prega,
reconhecendo sinceramente que também é pecador. Está mais disposto a “apontar o
dedo” para si próprio do que para os outros. Odeia o pecado e procura evitá-lo.
Erros e perigos que o possuidor do dom deve evitar:
- Sentir-se
frustrado pela incompreensão daqueles que não entendem seu dom ou não aceitam
sua mensagem.
- Duvidar da
fidelidade a Deus de cristãos que não enfrentam enérgica e imediatamente o
pecado, talvez até classificando como “moleza” ou “sentimentalismo” as atitudes
daqueles que demonstram, de outra forma, o verdadeiro amor de Cristo.
- Negligenciar a
parte das Escrituras que alimenta e nutre o cristão em seu desenvolvimento;
ater-se principalmente à repreensão e admoestação.
- Machucar alguém
com suas atitudes ou palavras, sem dedicar o tempo necessário para transmitir o
bálsamo do amor de Deus. Pode assustar e afastar aqueles que desejam servir e
precisam dele.
Vinde, e tornemos para o SENHOR,
porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e ligará. Os 6.1
- Ser
exageradamente exigente ou duro no lar, com cônjuge ou filhos.
- Indignar-se ou
irar-se tanto com a hipocrisia ou cinismo de uma pessoa, a ponto de querer
brigar com ela.
- Limitar-se a
insistir em alguns termos bíblicos prediletos, a ponto de os ouvintes se
“desligarem” e, consequentemente, fazerem pouco caso de qualquer outra palavra
do profeta.
- Prejudicar
relacionamentos íntimos, não conseguindo mantê-los, devido aos padrões rígidos
e sua ousadia em aplicá-los na Igreja ou fora dela.
- Condenar pecados
“selecionados a dedo” para agradar alguns ou por outros motivos escusos.
- Tornar-se
legalista ou “caçador de hereges”, assemelhando-se aos fariseus. O exercício
desmedido do dom pode ocasionar críticas exageradas e consequente condenação,
partindo para o juízo temerário, caso falte o desejo sincero pelo máximo bem do
outro.
- Falar por sim
mesmo.
Quem fala por si mesmo
está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o
enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça. Jo 7.18
Responsabilidade dos cristãos em geral:
Os cristãos que não tem o dom de profecia
também devem se preocupar em repreender o erro, com o objetivo de levar o
pecador ao arrependimento e à mudança de atitude, para a glória de Deus.
Porque o SENHOR repreende
a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem. Pv 3.12
O que repreende ao homem
achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua. Pv 28.23
Dize estas coisas, exorta
e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze. Tt 2.15
Áreas da Igreja onde o dom espiritual pode ser
utilizado:
- Ministério
pastoral
- Aconselhamento
- Pregação
expositiva (oral ou escrita)
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