domingo, 22 de junho de 2014

O Batismo e a Ceia do Senhor - Aula 03 - Os sacramentos como meios de graça


AULA 03

OS SACRAMENTOS COMO MEIOS DE GRAÇA


Texto básico: Mt 28:19-20




INTRODUÇÃO

- O que significa a expressão “meios de graça”?
- Quais são os meios de graça?
- Qual a importância dos sacramentos como meios de graça?
- O que significa ser o batismo um meio de graça?
- O que significa ser a Ceia do Senhor um meio de graça?
- Quais os benefícios da graça de Deus?



O que significa a expressão “meios de graça”?

“São os canais objetivos que Cristo instituiu na Igreja, e aos quais ele se prende normalmente para a comunicação da sua graça.”
Louis Berkhof, Teologia Sistemática; traduzido por Odayr Olivetti. 4ª edição. Revisada. São Paulo: Cultura Cristã. 2012. p. 557



Catecismo Maior, pergunta 154:
“Quais são os meios exteriores pelos quais Cristo nos comunica os benefícios da sua mediação?”

Resposta:
“Os meios exteriores e ordinários, pelos quais Cristo comunica à sua Igreja os benefícios de sua mediação, são todas as suas ordenanças, especialmente a Palavra, os sacramentos e a oração; todas as quais se tornam eficazes aos eleitos para a salvação.”



Características dos meios de graça:

1- São instrumentos da graça especial de Deus (graça redentora);

2- Sua eficácia espiritual depende unicamente da operação do Espírito Santo;

3- São instrumentos contínuos da graça de Deus: são os meios ordenados normalmente para a graça salvadora de Deus;

4- São os meios oficiais da Igreja de Cristo.



O BATISMO COMO MEIO DE GRAÇA – Cl 2:8-15

“Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.” Cl 2:11-12


DIFERENÇAS ENTRE AS CIRCUNCISÕES
ANTIGA DISPENSAÇÃO
NOVA DISPENSAÇÃO
Realizada pela mão humana
Realizada pelo Espírito Santo
É de caráter externo
É de caráter interno
É removida a pele
É removido o velho homem
Circuncisão mosaica
Circuncisão de Cristo

  

A CEIA DO SENHOR COMO MEIO DE GRAÇA
Jo 6:48-58


1- A graça recebida na Ceia do Senhor.

“A graça recebida no sacramento não difere, em espécie, da que os crentes recebem pela instrumentalidade da Palavra. O sacramento apenas aumenta a eficiência da Palavra e, portanto, aumenta a porção da graça recebida. É a graça de uma comunhão cada vez mais íntima com Cristo, de nutrição e vivificação espiritual, e de uma crescente segurança da salvação”.
Louis Berkhof, Teologia Sistemática; traduzido por Odayr Olivetti. 4ª edição. Revisada. São Paulo: Cultura Cristã. 2012. p. 604



2- O modo como se produz esta graça.

“Este não é em si mesmo uma causa ou fonte de graça, mas apenas um instrumento nas mãos de Deus. Sua operação efetiva depende, não só da presença da fé no participante, mas também da atividade da fé. Os incrédulos podem receber os elementos externos, mas não recebem a coisa simbolizada por eles.”
Louis Berkhof, Teologia Sistemática; traduzido por Odayr Olivetti. 4ª edição. Revisada. São Paulo: Cultura Cristã. 2012. p. 605





Quais os benefícios da graça de Deus?

- Eleição. Rm. 11:5-6
- Regeneração. Gl. 1:6, 15-16
- Justificação. Rm. 3:24; Rm 5:16-21; Tt. 3:7
- Fé. At. 18:27; Fp. 1:29
- Santificação. I Pe. 5:10
- Glorificação. I Pe. 5:10
- Pela graça a Palavra de Deus é dada. At. 20:32
- Pela graça os cristãos podem viver no mundo com sabedoria. II Co. 1:12
- Pela graça os casais vivem de maneira harmônica. I Pe. 3:7

Extraído do livro: O Ser de Deus e seus atributos. Autor: Rev. Heber Carlos de Campos. Cap. 18, págs. 303-322



CONCLUSÕES

- Meios de graça são os canais objetivos que Cristo instituiu na Igreja, e aos quais ele se prende normalmente para a comunicação da sua graça;

- Os meios de graça são a Palavra pregada, os sacramentos e a oração;

- A circuncisão foi substituída pelo batismo (circuncisão de Cristo), de forma superior e mais excelente;

- A Ceia do Senhor é um instrumento utilizado por Deus para permitir comunhão mais íntima do participante com Cristo;

- A graça de Deus opera no homem por toda a sua vida, desde a eleição até a glorificação.


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